top of page
Vazamento_agua-1024x972.jpg

Todas as casas contam com um sistema de distribuição de água responsável por direcionar água para as torneiras do banheiro, pia, chuveiro e vaso sanitário.

 

Essa distribuição é realizada inicialmente por tubulações externas, que enchem a caixa d’água e abastecem toda a casa.

Quando esse abastecimento é interrompido, quando há supressão do abastecimento de água por reparos/racionamento, ou quando o morador do imóvel fecha o registro para manutenções, como consertos no encanamento,  limpeza periódica da caixa d’água, ou até mesmo o conserto de uma torneira, é comum entrar ar dentro das tubulações, causando sons estranhos, interferindo na potência da pressão de água nas torneiras.

Mas não se preocupe, apesar de haver uma possível entrada de  nas condições citadas, os aparelhos medidores pelos quais são feitas a aferições de consumo e posterior faturamento de contas (hidrômetros) , são certificados pelo Inmetro e projetados para registrar apenas o volume de água que passa pelos mesmos e não ar.

 

Na prática, quando ocorre a despressurização da rede (devido a uma suspensão do fornecimento de água), o volume de água existente na tubulação entre a caixa d’água e o hidrômetro retorna para a rede, havendo então registro no hidrômetro deste volume de água no sentido inverso. Quando a rede de distribuição volta a ser pressurizada, o referido volume de ar que passou pelo medidor equivale ao volume de água que retrocedeu na despressurização da rede.

Como saber se tem ar no encanamento?

Para identificar se tem ar no encanamento basta estar atento a alguns sinais, como:

  • Barulhos estranhos na tubulação;

  • Vibração do encanamento;

  • Dificuldade na distribuição da água;

  • Alguns pontos funcionando normalmente, enquanto algumas saídas de água apresentam falhas;

  • Pouca pressão ao ligar as torneiras ou chuveiros;

  • Pouca vazão na hora de acionar a descarga do vaso sanitário

Como remover o ar da tubulação em 6 passos:

1. Feche os registros

Feche  o registro de água principal que fica localizado perto do hidrômetro  e também o registro da distribuição interna do imóvel ( o que controla á agua que sai do reservatório para dentro da residência).

​2. Busque a torneira mais baixa

Busque a torneira mais baixa do imóvel para abri-la. Primeiro, certifique que a saída final está para um lugar passível de receber uma boa quantidade de água. Para tanto pode utilizar-se de uma mangueira e mire na rua ou no quintal com ralo.

3. Abra a torneira

Agora, abra a torneira. Um pouco de água poderá escoar, mas corra para realizar o passo a seguir.

Lembrando: esteja sempre atento ao direcionamento dos fluidos.

4.Abra todas as torneiras
Aqui, você pode precisar da ajuda de outra pessoa:

Acione primeiro a(s) descarga(s), depois abra todas as torneiras da casa e por último os chuveiros. Mas lembre-se sempre de desligar a temperatura para o seu aparelho não queimar!

Assim que esse passo for realizado, volte à área externa, ou onde deixou a mangueira. Será notado um escoamento de água. Deixe que escoe até não sair mais nada. Depois, feche essa torneira.

5.Abra os registros

Agora, abra novamente o registro para que a circulação de água no ambiente volte ao normal.

6.Feche todas as torneiras

Por fim, ao notar que todas as torneiras deixaram de espirrar água, feche-as normalmente.

Prontinho! 

Prancheta 33.png
Agualimpa Tratamento e Distribuição de Água LTDA
Rod. Do Sol, km 33, Guarapari/ES  
CEP:29.226-680
bottom of page